Quer entregar seu imóvel alugado? Confira as dicas!
- Isabela Domenici
- 24 de ago. de 2018
- 3 min de leitura
O contrato de locação contém uma série de deveres que precisam ser cumpridos no momento da entrega do imóvel. O problema é que, normalmente, o inquilino só vai pensar no assunto quando estiver preparando a mudança. Isso sem falar que nem sempre esses deveres do inquilino são bem explicados no momento de assinatura do contrato.
Não quer gerar problemas com o proprietário? Então continue a leitura!
O Dicas da Bela selecionou algumas orientações para você realizar a devolução do imóvel com mais tranquilidade.
1. Avise com antecedência
Este é o primeiro passo para começar com o pé direito a entrega das chaves. Se o contrato terminou e você não tem interesse em renovar é preciso comunicar ao proprietário imediatamente. As regras para a data de entrega variam de acordo com o prazo de encerramento do contrato de aluguel. Se a saída ocorrer antes do fim do contrato, por exemplo, o contrato prevê uma multa proporcional ao tempo remanescente do contrato. Independentemente do tipo de contrato em questão, verifique com atenção o documento e em caso de dúvida, procure a imobiliária.
2. Tenha em mãos a vistoria inicial
Você se lembra daquela vistoria que você fez antes de se mudar para o local? Na época, ela serviu para garantir que o imóvel estava em plenas condições de uso e conservação. Mas a vistoria inicial também vai ser muito importante no momento da entrega das chaves.
A vistoria inicial descreve em detalhes como estava o imóvel antes de ser usado por você. A propriedade deve ser entregue nas mesmas condições em que foi recebida, essa é a regra mais importante e, normalmente, a que dá mais dor de cabeça entre locador e locatário.

3. Realize os reparos
Observe atentamente para cada detalhe do imóvel e, a partir da vistoria inicial, identifique quais reparos precisam ser realizados antes de devolvê-lo ao proprietário. È responsabilidade do inquilino zelar pela conservação da propriedade durante o período de locação.
A pintura é um item que na maioria das vezes precisa ser renovado. Se o imóvel foi entregue com uma pintura nova e o inquilino acaba sujando as paredes, será preciso pintar novamente. Fique atento para usar a mesma cor e marca de tinta que estão especificadas no laudo da vistoria.
Observe também estes itens:
> portas e janelas; > torneiras; > móveis, se o imóvel tiver sido alugado mobiliado;
> danos na parede por causa da instalação de quadros, painéis e estantes pendurados; > pisos avariados.
4. Entregue as documentações e as chaves
Após realizar todos os reparos, é a hora da entrega das chaves. As chaves do imóvel, chave da correspondência, senhas e controles devem ser entregues na Imobiliária para o agendamento da vistoria. Também é dever do locatário pagar todas as contas referentes ao imóvel até a data da entrega das chaves. A entrega das chaves precisa ser formalizada com um recibo de entrega de chaves que deverá ser assinado por ambas as partes. Também é importante anexar a esse documento os comprovantes der pagamento de luz, água e gás, e quaisquer outros débitos locatícios.
5. Agende e acompanhe a vistoria final
Se possível, e achar necessário, agende com a Imobiliária e acompanhe a vistoria. Caso esteja tudo certo, o proprietário ou a empresa contratada vai dar o parecer favorável e o contrato de locação de imóvel estará apto para rescisão. Se você ou a outra parte não concordarem em algum item, esse é o momento de conversar e negociar a melhor forma de solucionar o problema de maneira amigável. Só quando todos estiverem satisfeitos é possível garantir o fim do contrato.
Ufa! O processo de entrega de um imóvel alugado exige muita atenção e cuidados. Mas tomando todas as precauções e seguindo a vistoria inicial, o processo de entrega de chaves e rescisão do contrato de locação torna-se bem mais tranqüilo. E caso surja alguma dúvida, consulte sempre a Imobiliária responsável pela locação do imóvel.
コメント